SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Exigencias, estrategias y "jeitinhos": evaluaciones en larga escala en Rio de JaneiroEvaluaciones finales sobre el PNE 2001-2010 y preliminares del PNE 2014-2024 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

KOSLINSKI, Mariane Campelo; CUNHA, Carolina Portela da  y  ANDRADE, Felipe Macedo de. Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.108-137. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142865.

O artigo investiga o perfil das escolas que foram premiadas por um dos programas que compõem a política de accountability escolar, recentemente adotada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. Discute-se uma bibliografia que sinaliza como desenhos de políticas de responsabilização podem emitir diferentes sinais para atores escolares e descrevese, brevemente, a política de responsabilização escolar da SME do Rio de Janeiro. As análises utilizaram bases dos dados da SME do Rio de Janeiro e dos questionários contextuais da Prova Brasil, sendo identificadas algumas limitações do programa em premiar o esforço dos atores escolares. Nas considerações finais, são pontuadas algumas alterações na regulamentação que buscam corrigir alguns dos sinais/incentivos emitidos pelo programa foco do estudo.

Palabras clave : Accountability; Avaliação da Educação; Ideb; Ide-Rio..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )