SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Evaluaciones finales sobre el PNE 2001-2010 y preliminares del PNE 2014-2024Normas federales y la oferta de matrículas en guarderías en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

HORTA NETO, João Luiz. Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.172-201. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142770.

O objetivo deste trabalho é discutir os usos dos resultados das avaliações educacionais brasileiras por algumas ações desenvolvidas pelo governo federal no Plano de Desenvolvimento da Escola, seus possíveis reflexos no trabalho da escola e como a mídia eletrônica escrita vem tratando do tema. Discute-se o direito à aprendizagem e o processo de accountability, eixos das ações governamentais nos últimos anos. A seguir, analisasse o desenvolvimento dos testes aplicados aos alunos do ensino fundamental entre 1990 e 2012, identificando seus instrumentos e principais resultados. Devido à atual importância dos testes como um indicador de qualidade educacional, investigou-se, ainda, como essa qualidade é tratada pelos meios de comunicação eletrônicos. Conclui-se que os testes têm sido utilizados basicamente como instrumento para definir desempenhos das escolas, com reflexos indesejáveis sobre o trabalho que elas e seus profissionais realizam, na medida em que o foco das ações tem sido buscar melhorar o desempenho nos testes.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Prova Brasil; Provinha Brasil; Plano de Desenvolvimento da Escola..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )