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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

HORTA NETO, João Luiz. Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.172-201. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142770.

O objetivo deste trabalho é discutir os usos dos resultados das avaliações educacionais brasileiras por algumas ações desenvolvidas pelo governo federal no Plano de Desenvolvimento da Escola, seus possíveis reflexos no trabalho da escola e como a mídia eletrônica escrita vem tratando do tema. Discute-se o direito à aprendizagem e o processo de accountability, eixos das ações governamentais nos últimos anos. A seguir, analisasse o desenvolvimento dos testes aplicados aos alunos do ensino fundamental entre 1990 e 2012, identificando seus instrumentos e principais resultados. Devido à atual importância dos testes como um indicador de qualidade educacional, investigou-se, ainda, como essa qualidade é tratada pelos meios de comunicação eletrônicos. Conclui-se que os testes têm sido utilizados basicamente como instrumento para definir desempenhos das escolas, com reflexos indesejáveis sobre o trabalho que elas e seus profissionais realizam, na medida em que o foco das ações tem sido buscar melhorar o desempenho nos testes.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Prova Brasil; Provinha Brasil; Plano de Desenvolvimento da Escola..

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