SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônicaEvidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo; FARAH, Marta Ferreira Santos  e  SUGIYAMA, Natasha Borges. Normatizações federais e a oferta de matrículas em creches no Brasil. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.202-241. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920143037.

Este artigo analisa os efeitos dos atos normativos da União para apoiar municípios na oferta de vagas em creches. Mostra evoluções incrementais, impacto nas matrículas (2001-2013) e variação considerável entre os estados. Identifica que parte da regulamentação federal é uma forma de coordenação federativa, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e que parte são programas que contribuem na ampliação de vagas, como a Ação Brasil Carinhoso. Este artigo também aponta que a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, de atendimento de 50% das crianças em creches, está longe de ser cumprida.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Federalismo; Cooperação Interfederativa; Educação Infantil..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )