SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Normatizações federais e a oferta de matrículas em creches no BrasilOs questionários do Saeb: o que eles realmente medem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, Alicia  e  SOARES, Tufi Machado. Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.242-269. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142862.

No contexto do debate sobre as vantagens e desvantagens da repetência escolar como medida pedagógica, este trabalho pretende verificar os efeitos dessa prática sobre o desempenho de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é investigar se alunos que repetiram, mesmo ao custo de um ano extra de escolarização, apresentam ganhos reais de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida. Para tanto, desenvolvemos um estudo observacional que compara dois grupos de alunos, repetentes e promovidos, organizados por pareamento assistido, analisando o impacto da repetência nas medidas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses grupos em diferentes momentos da sua trajetória escolar. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, os alunos repetentes aprendem menos que os promovidos. Quando comparados em uma mesma série, independente do ano letivo em que a cursaram, os repetentes se saem melhor, embora o efeito em Língua Portuguesa se perca ao longo das séries.

Palavras-chave : Repetência; Avaliação do Rendimento Escolar; Pesquisa Longitudinal; Ensino Fundamental..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )