SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Comparando matrizes de matemática do Saeb e do Naep índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

DALBEN, Adilson  e  ALMEIDA, Luana Costa. Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.12-28. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266103140.

Inserido no projeto de pesquisa financiado pelo Observatório da Educação - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, "A qualidade da escola pública: um estudo longitudinal para a sustentação da responsabilização compartilhada", e partindo da observação de que a avaliação de larga escala atualmente praticada abarca um conjunto de objetivos menor do que aqueles da matriz de formação desenvolvida nas escolas, sendo esses demais objetivos também importantes para a formação dos alunos, o presente texto traz à discussão a necessidade de uma avaliação externa mais fiel ao trabalho desenvolvido nos estabelecimentos de ensino, que, para se consolidar como tal, não pode fugir à multidimensionalidade do objeto a ser avaliado. Discutem-se, assim, os processos de avaliação de larga escala, defendendo não se poder avaliar a aprendizagem dos estudantes e a qualidade ofertada pelas escolas sem a construção de uma avaliação multidimensional.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Qualidade da Educação; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Institucional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )