SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Comparando matrizes de matemática do Saeb e do NaepIndicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ELIAS, Carime Rossi; SILVEIRA, Paloma Dias; COSTA, Janete Sander  e  AXT, Margarete. Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação: uma perspectiva interacional-dialógica. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.48-81. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102940.

Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica.

Palavras-chave : Ensino a Distância; Processo de Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Interação Dialógica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )