SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Evaluative processes in virtual training environments: an interactional dialogic perspectiveEvaluation of higher education by the world of work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LEAL, Paulo Henrique  and  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.82-122. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102859.

Neste artigo, abordam-se algumas ideias relativas à construção de indicadores educacionais referentes ao desenvolvimento profissional docente, à avaliação da composição da base de conhecimento para o ensino e para o exercício profissional da docência e sua utilidade para a definição de políticas públicas de formação de professores. Apresentam-se e discutem-se alguns dados obtidos numa investigação que teve como propósito geral caracterizar níveis de proficiência para o ensino de um professor de Educação Física experiente, considerando que a construção e o desenvolvimento da carreira docente apresentam estágios diversificados e envolvem diferentes processos de aprendizagem profissional. Os dados obtidos podem ser compreendidos como um conjunto de indicadores de desenvolvimento profissional da docência, já que se relacionam aos conhecimentos necessários para o ensino e para o exercício profissional da docência, tendo em vista o local de atuação e aspectos da trajetória profissional do professor investigado.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores; Formação Profissional; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )