SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação: uma perspectiva interacional-dialógicaA avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LEAL, Paulo Henrique  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.82-122. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102859.

Neste artigo, abordam-se algumas ideias relativas à construção de indicadores educacionais referentes ao desenvolvimento profissional docente, à avaliação da composição da base de conhecimento para o ensino e para o exercício profissional da docência e sua utilidade para a definição de políticas públicas de formação de professores. Apresentam-se e discutem-se alguns dados obtidos numa investigação que teve como propósito geral caracterizar níveis de proficiência para o ensino de um professor de Educação Física experiente, considerando que a construção e o desenvolvimento da carreira docente apresentam estágios diversificados e envolvem diferentes processos de aprendizagem profissional. Os dados obtidos podem ser compreendidos como um conjunto de indicadores de desenvolvimento profissional da docência, já que se relacionam aos conhecimentos necessários para o ensino e para o exercício profissional da docência, tendo em vista o local de atuação e aspectos da trajetória profissional do professor investigado.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores; Formação Profissional; Educação Física.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )