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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MORAES, Gustavo Henrique; CORDAZZO, Taciana  e  WOLLINGER, Paulo Roberto. A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.124-144. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102973.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior completou dez anos em 2014, consolidando uma política pública bem-sucedida que vinculou os processos regulatórios aos resultados da avaliação, induzindo a qualidade do ensino. Essa avaliação, contudo, ainda tem pouca articulação com o mundo do trabalho, ficando mais restrita ao campo acadêmico e não superando a lógica que dissocia a universidade da sociedade. O Ministério da Educação, no enfrentamento dessa situação, firmou uma política colaborativa com os conselhos federais de regulamentação profissional, incluindo-os no processo regulatório. Os resultados dessa política que articula avaliação, ensino superior e trabalho ainda não foram explorados pela comunidade acadêmica, configurando uma lacuna na pesquisa educacional. Apresentam-se, com este artigo, a concepção, a análise e alguns resultados desse processo, valendo-se da investigação empírica do convênio celebrado junto ao Conselho Federal de Administração.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Ensino Superior; Sinaes; Conselhos Federais de Regulamentação Profissional.

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