SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Evaluation of higher education by the world of workInfluences of scientific initiation scholarship programs in graduate school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GARCIA, Francisco Augusto da Costa  and  JESUS, Girlene Ribeiro de. Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.146-165. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102773.

O objetivo do presente trabalho é comparar o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas ao longo do curso. Para tanto, analisaram-se os dados do Índice de Rendimento Acadêmico de nove cursos, tomando-os separadamente para cada semestre. Pudemos verificar que, em cinco dos nove cursos analisados, não foram observadas diferenças significativas entre as médias semestrais do Índice de Rendimento Acadêmico dos alunos cotistas e dos alunos do sistema universal 50% ou mais dos semestres. Sendo que três desses cursos, não há diferença significativa em nenhum dos semestres. Apenas o curso de Biologia apresentou diferença significativa em todos os semestres. Além dos cursos de Engenharia, foi observado em outros cursos selecionados, vantagem do grupo de alunos do sistema universal sobre o de cotista pela concentração da presença de diferenças significativas entre as médias do Índice de Rendimento Acadêmico nos semestres da primeira metade do curso, indicando provável reflexo da falta de preparo para cursar certas disciplinas.

Keywords : Sistema de Cotas; Ação Afirmativa; Universidade de Brasília; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )