SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Una evaluación del sistema de cuotas raciales de la Universidad de BrasiliaExcelencia con equidad: factores escolares para el éxito educativo em circunstancias desfavorables índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LORDELO, José Albertino Carvalho  y  ARGOLO, Rodrigo Ferrer de. Influências da iniciação científica na Pós-graduação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.168-191. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102840.

Este artigo avalia a influência da iniciação científica nos cursos de mestrado de uma instituição federal de ensino superior. Foram utilizados quatro indicadores para comparar os dados de concluintes de cursos de mestrado egressos e não egressos da iniciação científica. A população estudada foi constituída de 895 concluintes de mestrado, dos quais 242 eram egressos de programas de iniciação científica, e 653 eram não egressos. Os resultados revelam um efeito positivo na antecipação da realização da formação pós-graduada, na vinculação com a pesquisa e na produção científica dos egressos. A iniciação científica não teve influência sobre o tempo de conclusão do mestrado, comparado com o tempo de conclusão dos não egressos.

Palabras clave : Iniciação Científica; Pós-Graduação; Produção Técnico-Científica; Formação Científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )