SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de BrasíliaExcelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LORDELO, José Albertino Carvalho  e  ARGOLO, Rodrigo Ferrer de. Influências da iniciação científica na Pós-graduação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.168-191. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102840.

Este artigo avalia a influência da iniciação científica nos cursos de mestrado de uma instituição federal de ensino superior. Foram utilizados quatro indicadores para comparar os dados de concluintes de cursos de mestrado egressos e não egressos da iniciação científica. A população estudada foi constituída de 895 concluintes de mestrado, dos quais 242 eram egressos de programas de iniciação científica, e 653 eram não egressos. Os resultados revelam um efeito positivo na antecipação da realização da formação pós-graduada, na vinculação com a pesquisa e na produção científica dos egressos. A iniciação científica não teve influência sobre o tempo de conclusão do mestrado, comparado com o tempo de conclusão dos não egressos.

Palavras-chave : Iniciação Científica; Pós-Graduação; Produção Técnico-Científica; Formação Científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )