SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Excelencia con equidad: factores escolares para el éxito educativo em circunstancias desfavorables índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

XAVIER, Flavia Pereira  y  ALVES, Maria Teresa Gonzaga. A composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.216-243. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102933.

O artigo analisa o efeito das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental para o aprendizado de seus alunos, considerando o contexto socioeconômico e a composição do alunado por gênero e raça. Os alunos foram distribuídos em três níveis de proficiência: insuficiente, básico e adequado. Os que estão no nível insuficiente são considerados excluídos, uma vez que o seu direito à educação não é atendido. Utilizaram-se os dados de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil. Os principais resultados indicam que os efeitos das escolas para a retirada dos alunos da exclusão e para sua promoção ao nível adequado de aprendizagem estão associados às características de composição social dessas escolas em termos de raça e gênero, independentemente do nível socioeconômico médio da escola. Tal composição também afeta as chances individuais de os alunos serem retirados da exclusão e promovidos ao nível de adequação.

Palabras clave : Efeitos das Escolas; Desigualdades Escolares; Níveis de Proficiência; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )