SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

XAVIER, Flavia Pereira  e  ALVES, Maria Teresa Gonzaga. A composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.216-243. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266102933.

O artigo analisa o efeito das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental para o aprendizado de seus alunos, considerando o contexto socioeconômico e a composição do alunado por gênero e raça. Os alunos foram distribuídos em três níveis de proficiência: insuficiente, básico e adequado. Os que estão no nível insuficiente são considerados excluídos, uma vez que o seu direito à educação não é atendido. Utilizaram-se os dados de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil. Os principais resultados indicam que os efeitos das escolas para a retirada dos alunos da exclusão e para sua promoção ao nível adequado de aprendizagem estão associados às características de composição social dessas escolas em termos de raça e gênero, independentemente do nível socioeconômico médio da escola. Tal composição também afeta as chances individuais de os alunos serem retirados da exclusão e promovidos ao nível de adequação.

Palavras-chave : Efeitos das Escolas; Desigualdades Escolares; Níveis de Proficiência; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )