SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Políticas de evaluación en larga escala e institucional: perfil de la producción en el postgrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CALDERON, Adolfo Ignacio  y  MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.264-293. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203022.

Este artigo aborda a literatura acadêmico-científica sobre as boas práticas escolares numa perspectiva panorâmica, enfocando a produção científica no espaço ibero-americano. Trata-se de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento, resultante de rigoroso levantamento bibliográfico, em que se identificam concepções subjacentes, tendências e principais abordagens na literatura estudada. Constata-se, no contexto luso-brasileiro, a tendência de uma discussão politizada e questionadora dos referenciais ideológicos subjacentes às boas práticas escolares, ao passo que, no contexto espanhol, predomina uma comunidade científica que, desde um ponto de vista sistêmico, estuda as boas práticas sob o prisma da construção de uma escola eficaz.

Palabras clave : Levantamento Bibliográfico; Boas Práticas Escolares; Escolas Eficazes; Produção Acadêmica Ibero-americana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )