SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questãoEvaluación en larga escala en municipios brasileños: ¿qué dicen los números? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.294-324. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203043.

Este artigo apresenta análise da produção na área da política educacional, realizada em Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, com foco na avaliação em larga escala e institucional. Foram examinados resumos de 81 teses e dissertações elaboradas no período de 2000 a 2010. Observou-se interesse crescente nessa temática, ainda que muito incipiente e disperso entre os programas de pós-graduação, as linhas de pesquisa e os orientadores. Foi constatada a inexistência de estudos comparados, tanto em nível nacional como internacional, bem como grande concentração de estudos nas regiões Sudeste e Sul, reiterando a presença de diferenças na produção e distribuição de conhecimento na área da educação. Identificaram-se problemas na redação dos resumos, pela pouca objetividade e ausência de informações básicas. Poucos mencionam referenciais teóricos, indicando fragilidade na produção de conhecimento na área diante do vigor das políticas em avaliação educacional.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Avaliação Institucional; Avaliação da Pós-Graduação; Produção Técnico-Científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )