SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questãoAvaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? * índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.294-324. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203043.

Este artigo apresenta análise da produção na área da política educacional, realizada em Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, com foco na avaliação em larga escala e institucional. Foram examinados resumos de 81 teses e dissertações elaboradas no período de 2000 a 2010. Observou-se interesse crescente nessa temática, ainda que muito incipiente e disperso entre os programas de pós-graduação, as linhas de pesquisa e os orientadores. Foi constatada a inexistência de estudos comparados, tanto em nível nacional como internacional, bem como grande concentração de estudos nas regiões Sudeste e Sul, reiterando a presença de diferenças na produção e distribuição de conhecimento na área da educação. Identificaram-se problemas na redação dos resumos, pela pouca objetividade e ausência de informações básicas. Poucos mencionam referenciais teóricos, indicando fragilidade na produção de conhecimento na área diante do vigor das políticas em avaliação educacional.

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Avaliação Institucional; Avaliação da Pós-Graduação; Produção Técnico-Científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )