SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Large-scale assessment in Brazilian municipalities: what do the numbers say?Implications of external evaluations for collective teacher's work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SABIA, Cláudia Pereira de Pádua  and  SANTOS, Uillians Eduardo dos. Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.354-385. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203006.

O objetivo deste trabalho é identificar a trajetória da implantação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e analisar suas possíveis repercussões na orientação da organização do trabalho pedagógico. Para tanto, foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, identificamos as seguintes implicações e consequências para o trabalho pedagógico em sala de aula: utilização do Saresp como critério de aprovação (ou não) em final de ciclo escolar; utilização como modelo para elaboração de novas provas; realização do treinamento dos alunos por parte dos professores para a avaliação; utilização da avaliação externa como avaliação da aprendizagem; direcionamento e controle do trabalho docente; comercialização de notas; foco estritamente nos componentes curriculares; currículo prescrito; regulação do trabalho docente e limitação da autonomia do professor em sala de aula.

Keywords : Avaliação Externa; Avaliação em Larga Escala; Saresp; Trabalho Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )