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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SABIA, Cláudia Pereira de Pádua  e  SANTOS, Uillians Eduardo dos. Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.354-385. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203006.

O objetivo deste trabalho é identificar a trajetória da implantação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e analisar suas possíveis repercussões na orientação da organização do trabalho pedagógico. Para tanto, foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, identificamos as seguintes implicações e consequências para o trabalho pedagógico em sala de aula: utilização do Saresp como critério de aprovação (ou não) em final de ciclo escolar; utilização como modelo para elaboração de novas provas; realização do treinamento dos alunos por parte dos professores para a avaliação; utilização da avaliação externa como avaliação da aprendizagem; direcionamento e controle do trabalho docente; comercialização de notas; foco estritamente nos componentes curriculares; currículo prescrito; regulação do trabalho docente e limitação da autonomia do professor em sala de aula.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Avaliação em Larga Escala; Saresp; Trabalho Didático.

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