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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; BARBOSA, Andreza  e  FERNANDES, Maria José da Silva. Implicações das avaliações externas para o trabalho docente coletivo. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.386-416. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203288.

Este trabalho sistematiza parte dos resultados de uma pesquisa financiada pelo CNPq/ Capes, que se propõe a analisar, entre outros aspectos, como as avaliações externas, em especial o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), estão afetando o planejamento e os encaminhamentos das aulas de trabalho pedagógico coletivo de uma escola estadual paulista no que se refere à discussão do projeto político-pedagógico. Os dados sistematizados derivam da análise de pautas e atas referentes ao trabalho docente coletivo desenvolvido em 2014, bem como de um encontro no qual se discutiram os índices obtidos pela escola nas avaliações externas. Os resultados evidenciam que a preocupação com as metas e índices se sobrepõe à discussão da proposta pedagógica, esvaziando o trabalho docente coletivo de seu sentido articulador e integrador.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Organização do Trabalho Docente; Gestão Pedagógica da Escola; Saresp.

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