SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Implicações das avaliações externas para o trabalho docente coletivoEnsino médio inovador: ressignificações de educação de qualidade em contextos locais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BERNARDES, Joelma dos Santos  e  ROTHEN, José Carlos. Comissão Própria de Avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.420-446. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202966.

Este artigo, que apresenta um estudo de caso realizado na Universidade Federal de São Carlos, tem a intenção de analisar e compreender se a auto avaliação institucional desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação se aproxima da perspectiva regulatória ou da emancipatória. Para tal, a pesquisa documental e o levantamento bibliográfico foram utilizados neste trabalho. Concluiu-se que o processo de avaliação institucional demanda tempo, gera trabalho, conflito e nem toda a comunidade acadêmica percebe a importância desse tipo de avaliação para a gestão institucional. A Comissão mostrou ter dificuldade em discutir os resultados da avaliação institucional com a comunidade em virtude do pouco tempo estabelecido pela regulamentação, de forma que a auto avaliação institucional desenvolvida pela universidade aproxima-se, em alguns momentos da avaliação regulatória e, em outros, da avaliação emancipatória.

Palavras-chave : Autoavaliação; Avaliação Institucional; Comissão Própria de Avaliação, Universidade Federal de São Carlos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )