SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Comisión Propia de Evaluación: dos caras de una misma monedaConsejo de clase: ¿qué colegiado es este? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Ensino médio inovador: ressignificações de educação de qualidade em contextos locais. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.448-478. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202775.

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com docentes de duas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará sobre os sentidos atribuídos à qualidade na educação a partir das ações do Programa Ensino Médio Inovador. Com base na concepção de ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998), entendemos que as políticas educacionais são produções de significações curriculares desenvolvidas em múltiplos contextos. Rompendo com a polarização dicotômica entre política e prática, buscamos superar a compreensão da escola como local somente de resistência ou de implementação da política, já que os documentos do Ministério da Educação, mesmo que aceitos pela escola, são reelaborados, traduzidos, ressignificados na cultura escolar. Assim, as ressignificações efetivadas nas escolas se diferenciam de acordo com o grau de reconhecimento, com a credibilidade da instituição e de sua relação com a comunidade escolar, com os órgãos diretivos e com sua própria história.

Palabras clave : Qualidade do Ensino; Ensino Médio; Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI; Políticas Públicas em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )