SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Ensino médio inovador: ressignificações de educação de qualidade em contextos locaisA correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Conselho de classe: que colegiado é esse?. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.480-518. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202931.

O Conselho de Classe é uma das instâncias colegiadas da escola. A fim de apreender a forma como essa instância é abordada nas pesquisas discentes realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, este estudo analisou resumos de pesquisas presentes no Banco de Teses da Capes. Os resultados indicam que, na década de 2002 a 2011, dez pesquisas o tomaram como objeto central de investigação e 57 fizeram referência a ele, considerando-o um dos espaços de coleta de dados ou o destacando em seus conceitos e suas conclusões. A análise dos resumos das 67 pesquisas demonstra a centralidade da avaliação discente nesse colegiado, bem como a proximidade entre ele e a gestão democrática. Aponta também a pulverização de outras problemáticas investigadas nesse Conselho, indicando que houve um processo de ampliação de sua prática e da percepção que se tem dele.

Palavras-chave : Conselho de Classe; Avaliação da Educação, Gestão Democrática; Levantamento Bibliográfico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )