SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Class council: which collegiate is this?Evaluation of graduate programs in Brazil: an interview with professor Livio Amaral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MOREIRA, Simone Araujo  and  RANGEL, Mary. A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.520-540. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202764.

A principal finalidade desta pesquisa é problematizar as percepções que professores e alunos têm dos objetivos da prática da correção dos exercícios nos cadernos de alunos do ensino fundamental I. Partiu-se, para isso, de um quadro teórico que conciliou estudos nos campos da didática e da avaliação, no intuito de compreender as relações entre os feedbacks e as regulações das aprendizagens dos alunos. Por esse viés, foi relevante, também, refletir sobre a articulação entre os saberes repetidos e os saberes construídos pelos professores. Para além de apresentar formas e concepções de origens empíricas, essas questões foram problematizadas como práticas que reclamam revisão teórica e análises mais apuradas. Trata-se, portanto, de uma investigação que permite interpretar, compreender, questionar e sugerir novos caminhos para uma prática da correção a serviço da avaliação formativa.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )