SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Consejo de clase: ¿qué colegiado es este?Evaluación del postgrado en Brasil: entrevista con el profesor Livio Amaral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MOREIRA, Simone Araujo  y  RANGEL, Mary. A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.520-540. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202764.

A principal finalidade desta pesquisa é problematizar as percepções que professores e alunos têm dos objetivos da prática da correção dos exercícios nos cadernos de alunos do ensino fundamental I. Partiu-se, para isso, de um quadro teórico que conciliou estudos nos campos da didática e da avaliação, no intuito de compreender as relações entre os feedbacks e as regulações das aprendizagens dos alunos. Por esse viés, foi relevante, também, refletir sobre a articulação entre os saberes repetidos e os saberes construídos pelos professores. Para além de apresentar formas e concepções de origens empíricas, essas questões foram problematizadas como práticas que reclamam revisão teórica e análises mais apuradas. Trata-se, portanto, de uma investigação que permite interpretar, compreender, questionar e sugerir novos caminhos para uma prática da correção a serviço da avaliação formativa.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )