SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Conselho de classe: que colegiado é esse?Avaliação da pós-graduação no Brasil: entrevista com o professor Livio Amaral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MOREIRA, Simone Araujo  e  RANGEL, Mary. A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.520-540. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266202764.

A principal finalidade desta pesquisa é problematizar as percepções que professores e alunos têm dos objetivos da prática da correção dos exercícios nos cadernos de alunos do ensino fundamental I. Partiu-se, para isso, de um quadro teórico que conciliou estudos nos campos da didática e da avaliação, no intuito de compreender as relações entre os feedbacks e as regulações das aprendizagens dos alunos. Por esse viés, foi relevante, também, refletir sobre a articulação entre os saberes repetidos e os saberes construídos pelos professores. Para além de apresentar formas e concepções de origens empíricas, essas questões foram problematizadas como práticas que reclamam revisão teórica e análises mais apuradas. Trata-se, portanto, de uma investigação que permite interpretar, compreender, questionar e sugerir novos caminhos para uma prática da correção a serviço da avaliação formativa.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )