SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue63An investigation of perceptions and assessment practices in Portuguese Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ROLDAO, Maria do Céu  and  FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.570-594. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671.

A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua "gramática" organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação-investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento do Currículo; Critérios de Avaliação; Formação em Contexto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )