SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Investigación de percepciones y prácticas de evaluación en la educación universitaria portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ROLDAO, Maria do Céu  y  FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.570-594. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671.

A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua "gramática" organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação-investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento do Currículo; Critérios de Avaliação; Formação em Contexto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )