SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ROLDAO, Maria do Céu  e  FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.570-594. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671.

A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua "gramática" organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação-investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento do Currículo; Critérios de Avaliação; Formação em Contexto.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )