SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliaçãoOs demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FERNANDES, Domingos. Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.596-629. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3687.

O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.

Palavras-chave : Ensino Superior; Práticas de Avaliação; Avaliação em Educação; Avaliação Pedagógica; Percepções.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )