SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue63An investigation of perceptions and assessment practices in Portuguese Higher EducationLanguage assessment from a multiliteracies perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALVES, José Joaquim Ferreira Matias  and  CABRAL, Ilídia. Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.630-662. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3690.

Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos - humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade - e da emancipação minoritária, procurando explicar essas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e prevenidas, requerendo-se políticas e práticas mais rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.

Keywords : Avaliação da Educação; Avaliação da Aprendizagem; Métodos de Avaliação; Violência Psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )