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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ALVES, José Joaquim Ferreira Matias  e  CABRAL, Ilídia. Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.630-662. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3690.

Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos - humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade - e da emancipação minoritária, procurando explicar essas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e prevenidas, requerendo-se políticas e práticas mais rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Avaliação da Aprendizagem; Métodos de Avaliação; Violência Psicológica.

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