SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunosAvaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

DUBOC, Ana Paula Martinez. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.664-687. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3628.

Este artigo busca discutir, em particular, as implicações da nova base epistemológica digital nos processos de avaliação da aprendizagem de línguas. Para tanto, faz-se necessário compreender as mudanças ontológicas e epistemológicas das sociedades pós-tipográficas, as quais redefinem conceitos como linguagem, texto e gênero em face da amplitude de novas multissemioses ou multimodalidades em curso. Compreendidas essas mudanças conceituais, o texto trata das especificidades da avaliação da aprendizagem de línguas à luz das novas demandas sociais. O artigo conclui em favor da revisão de formas de ensinar e avaliar línguas, seja materna ou estrangeira, de modo que a prática escolar atual responda às novas éticas e estéticas emergentes nas sociedades multiletradas.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Línguas; Multiletramentos; Multimodalidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )