SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue63Language assessment from a multiliteracies perspectiveConstruction of evaluation tools for students training in intensive and emergency care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, Elifas Levi  and  KANASHIRO, Elayne. Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.688-714. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111.

Este artigo apresenta a avaliação visual, uma proposta bilíngue a alunos surdos do ensino médio que vai ao encontro da política linguística e educacional inclusiva. Essa avaliação utiliza, além do texto verbal, o não verbal, incluindo elementos visuais, como imagens referentes aos conteúdos abordados, e proporciona isso ao aluno surdo em sua própria língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. Foram observados e considerados aspectos relacionados a alunos surdos de grau profundo e filhos de pais ouvintes. O registro das observações foi feito por meio de entrevistas gravadas em vídeo-Libras e a análise dos dados se constituiu como uma investigação através da observação inicial da intérprete de Libras e depois do professor. Constatou-se que essa avaliação reduz os sentimentos negativos reforçados pela avaliação escrita, favorece a autonomia, a percepção de competência e de pertencimento, auxiliando na motivação do processo de ensino e aprendizagem.

Keywords : Deficiente da Audição; Libras; Educação Inclusiva; Avaliação da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )