SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentosConstruindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, Elifas Levi  e  KANASHIRO, Elayne. Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.688-714. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111.

Este artigo apresenta a avaliação visual, uma proposta bilíngue a alunos surdos do ensino médio que vai ao encontro da política linguística e educacional inclusiva. Essa avaliação utiliza, além do texto verbal, o não verbal, incluindo elementos visuais, como imagens referentes aos conteúdos abordados, e proporciona isso ao aluno surdo em sua própria língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. Foram observados e considerados aspectos relacionados a alunos surdos de grau profundo e filhos de pais ouvintes. O registro das observações foi feito por meio de entrevistas gravadas em vídeo-Libras e a análise dos dados se constituiu como uma investigação através da observação inicial da intérprete de Libras e depois do professor. Constatou-se que essa avaliação reduz os sentimentos negativos reforçados pela avaliação escrita, favorece a autonomia, a percepção de competência e de pertencimento, auxiliando na motivação do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Deficiente da Audição; Libras; Educação Inclusiva; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )