SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdosPortfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira et al. Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergência. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.716-740. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3103.

Objetivou-se relatar a experiência da construção de dois instrumentos para avaliar o desempenho de estudantes de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública, durante o estágio das Unidades Curriculares de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Enfermagem em Emergência e apresentar os instrumentos construídos. A metodologia do trabalho consistiu em doze encontros presenciais e a distância, ocorridos no período de janeiro a março de 2014 entre a pedagoga da universidade e oito docentes da graduação de Enfermagem, quando se discutiu exaustivamente o tema avaliação, partindo de instrumentos existentes desde 2008. Concluiu-se que os instrumentos anteriores estavam inadequados em alguns aspectos e dois novos instrumentos de avaliação foram elaborados pelo grupo, com enfoque em competências e habilidades, com o objetivo de atender às necessidades de avaliação dos estudantes no momento, mas ambos os instrumentos são passíveis de reformulações futuras, condizentes com as necessidades que possam surgir.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Instrumentos de Avaliação; Enfermagem; Avaliação do Estágio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )