SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classeAvaliação dos desenhos de planificação de figuras geométricas no ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FERREIRA, Carlos Alberto  e  OLIVEIRA, Cristina. Auto-avaliação docente e melhoria das práticas pedagógicas: percepções de professores portugueses. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.806-836. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3592.

Realizámos uma investigação que visava auscultar professores sobre o contributo da auto-avaliação docente, prevista no sistema de avaliação de desempenho docente português, na melhoria das práticas pedagógicas. Para isso, delineámos uma metodologia de investigação qualitativa, com o estudo exploratório de caso, concretizada pela análise da legislação sobre a avaliação de desempenho docente em Portugal e pela entrevista semi-estruturada a cinco professores de um agrupamento de escolas. Pelos dados obtidos, verificou-se que os professores percepcionavam a avaliação de desempenho docente como um processo de diagnóstico dos pontos fortes e do que era preciso melhorar nas suas práticas pedagógicas. A auto-avaliação dos professores, por meio da reflexão sobre suas práticas pedagógicas ao longo do ano letivo, constitui um contributo para esse processo, embora não fosse evidente que dela resultasse uma mudança efetiva das práticas promotora do seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Auto-avaliação; Avaliação do Desempenho Docente; Desenvolvimento Profissional; Prática de Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )