SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Learning evaluation in schools organized in cycles: teachers' concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

DAVIS, Claudia Leme Ferreira  and  NUNES, Marina Muniz Rossa. Eu sei o que tenho que fazer: a conquista da autorregulação. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.10-35. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3673.

A aprendizagem autorregulada vem sendo bastante estudada no campo da Psicologia da Educação, uma vez que permite aos alunos planejar, dirigir, monitorar e avaliar suas aprendizagens. No entanto, em muitas escolas, essas possibilidades não são conquistadas pelos estudantes, com graves prejuízos para a solução de problemas e, portanto, para o próprio pensar. De uma perspectiva vygotskiana, o presente artigo analisa um caso real -descrito pelos autores de acordo com sua ótica (mas referendado por alguns alunos) - e busca mostrar que é possível ensinar os alunos a se autorregularem. O estudo salienta, entretanto, que só se alcançará o sucesso dessa aprendizagem mediante a construção de relações de confiança na sala de aula e do entendimento do erro como parte inerente do aprender.

Keywords : Aprendizagem; Autorregulação; Avaliação da Aprendizagem; Psicologia Sócio-histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )