SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Evaluación del aprendizaje en la escuela organizada en ciclos: concepciones de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

DAVIS, Claudia Leme Ferreira  y  NUNES, Marina Muniz Rossa. Eu sei o que tenho que fazer: a conquista da autorregulação. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.10-35. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3673.

A aprendizagem autorregulada vem sendo bastante estudada no campo da Psicologia da Educação, uma vez que permite aos alunos planejar, dirigir, monitorar e avaliar suas aprendizagens. No entanto, em muitas escolas, essas possibilidades não são conquistadas pelos estudantes, com graves prejuízos para a solução de problemas e, portanto, para o próprio pensar. De uma perspectiva vygotskiana, o presente artigo analisa um caso real -descrito pelos autores de acordo com sua ótica (mas referendado por alguns alunos) - e busca mostrar que é possível ensinar os alunos a se autorregularem. O estudo salienta, entretanto, que só se alcançará o sucesso dessa aprendizagem mediante a construção de relações de confiança na sala de aula e do entendimento do erro como parte inerente do aprender.

Palabras clave : Aprendizagem; Autorregulação; Avaliação da Aprendizagem; Psicologia Sócio-histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )