SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Learning evaluation in schools organized in cycles: teachers' conceptsSchool climate and respectful coexistence in educational institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  and  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.70-94. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3647.

O objetivo deste texto é analisar as atribuições formativas do coordenador pedagógico (CP), segundo a legislação, na relação com a percepção de profissionais que atuam em quatro escolas públicas - duas estaduais e duas municipais - do estado de São Paulo. Utilizam-se, como referencial teórico, os conceitos de Placco, Almeida e Souza (2011) e Roldão (2015), no que concerne à sustentação dos conceitos de formação e coordenação pedagógica. Os procedimentos adotados para a sistematização das ideias aqui expostas foram análise documental das leis e recortes de dados de pesquisa, contemplando questionários e entrevistas, realizada em 2010/2011 pelas autoras do texto. A análise do prescrito e do executado no cotidiano das escolas revelou que os coordenadores colocam como prioridade a dimensão formativa, mas, ao relacionarem as atividades que realizam no seu cotidiano, tal prioridade não acontece.

Keywords : Coordenador Pedagógico; Formação Profissional; Análise de Atribuição; Legislação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )