SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Evaluación del aprendizaje en la escuela organizada en ciclos: concepciones de los profesoresEl clima escolar y la convivencia respetuosa en las instituciones educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de  y  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.70-94. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3647.

O objetivo deste texto é analisar as atribuições formativas do coordenador pedagógico (CP), segundo a legislação, na relação com a percepção de profissionais que atuam em quatro escolas públicas - duas estaduais e duas municipais - do estado de São Paulo. Utilizam-se, como referencial teórico, os conceitos de Placco, Almeida e Souza (2011) e Roldão (2015), no que concerne à sustentação dos conceitos de formação e coordenação pedagógica. Os procedimentos adotados para a sistematização das ideias aqui expostas foram análise documental das leis e recortes de dados de pesquisa, contemplando questionários e entrevistas, realizada em 2010/2011 pelas autoras do texto. A análise do prescrito e do executado no cotidiano das escolas revelou que os coordenadores colocam como prioridade a dimensão formativa, mas, ao relacionarem as atividades que realizam no seu cotidiano, tal prioridade não acontece.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Formação Profissional; Análise de Atribuição; Legislação Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )