SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Legislated versus performed: analysis of the training tasks of the pedagogical coordinatorEffects of the Plano de Desenvolvimento da Escola results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.96-127. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747.

Os problemas de convivência, muitas vezes traduzidos como indisciplina ou violência, aparecem como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas escolas. Considerando que há uma correspondência entre a qualidade do clima escolar e das relações interpessoais, esta pesquisa teve como objetivos a construção e testagem de instrumentos para avaliar o clima escolar em alunos, docentes e gestores, assim como elaborar e desenvolver em duas escolas públicas de ensino fundamental II um projeto de intervenção objetivando a melhoria da convivência. Após o diagnóstico do clima dessas escolas, desenvolveu-se uma intervenção constituída por: inserção de uma disciplina semanal na grade horária dos alunos; implantação de procedimentos para mediação de conflitos; propostas de protagonismo juvenil; e formação continuada dos profissionais da escola. Este estudo apresenta subsídios teóricos e práticos que favorecem a melhoria da qualidade do clima escolar e possibilita às escolas planejarem a convivência.

Keywords : Clima Escolar; Convivência Ética; Instrumentos de Mensuração; Intervenção Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )