SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Effects of the Plano de Desenvolvimento da Escola resultsUnfolding the reports of evaluations on a large scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim  and  GABRIEL, Carmen Teresa. Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.160-186. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416.

O objetivo deste artigo é explorar as ambivalências forjadas no processo de produção de significados sobre o Saerjinho - avaliação oficial que compõe o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - por parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e de docentes da rede. A abordagem de informações e documentos oficiais sobre a referida avaliação e de entrevistas com professores se inscreve em uma postura epistêmica discursiva que opera na pauta pós-fundacional que permite entender o processo de significação como um ato político. A análise apontou que há disputas entre os três agentes destacados para a produção de sentidos sobre o Saerjinho, e que os significantes avaliação interna, avaliação externa e avaliação diagnóstica têm suas fronteiras borradas de acordo com os interesses políticos envolvidos.

Keywords : Avaliação da Educação; Discurso; Saerjinho; Políticas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )