SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Saerjinho: sentidos de avaliação em disputaAvaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

STANICH, Karina Alves Biasoli  e  SOUSA, Clarilza Prado de. Desdobramentos dos relatórios das avaliações em larga escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.188-216. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3439.

A partir dos relatórios das avaliações em larga escala realizadas, ao longo de seis anos, por um sistema de ensino da rede privada, analisaram-se o desempenho dos alunos em Geometria e o modo como os professores identificavam e representavam as dificuldades dos estudantes. Foram entrevistados 24 professores do 5º ano do ensino fundamental, de 18 unidades escolares do estado de São Paulo. O estudo foi elaborado sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, do modelo van Hiele e dos critérios de avaliação propostos pelo Programme for International Student Assessment de 2003 e 2012. Os resultados evidenciam uma representação de impossibilidade de aprendizagem dos alunos do 5º ano, resultando no deslocamento do objetivo do ensino, que, reduzido à sua aplicação prática e ao contexto imediato do aluno, não favorecia o desenvolvimento das habilidades de representar e operar teoricamente sobre o cotidiano.

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Representações Sociais; Ensino; Geometria.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )