SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Evaluación institucional en la educación básica: retrospectiva y cuestionamientos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BOLIVAR, Antonio. Como a avaliação institucional pode contribuir para melhorar a escola?. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.284-313. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3812.

Para garantir o direito a uma boa educação a todos em todos os lugares, é preciso contar com dispositivos externos que possibilitem evidenciar o grau em que ele está assegurado, a fim de que as escolas deem conta dos níveis de educação oferecida. A principal questão é como fazer isso para que, em vez de se limitar a uma concorrência entre escolas ou a proporcionar critérios para a escolha dos clientes, seja potencializada a melhoria interna com os recursos oportunos. O artigo formula uma revisão atual da accountability, ligada à autoavaliação institucional como processo para construir capacidades da escola. A responsabilização ou prestação de contas tem como finalidade primordial a capacitação para a melhoria, garantindo ao mesmo tempo as aprendizagens imprescindíveis a todos.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Autoavaliação; Melhoria da Educação; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )