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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BOLIVAR, Antonio. Como a avaliação institucional pode contribuir para melhorar a escola?. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.284-313. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3812.

Para garantir o direito a uma boa educação a todos em todos os lugares, é preciso contar com dispositivos externos que possibilitem evidenciar o grau em que ele está assegurado, a fim de que as escolas deem conta dos níveis de educação oferecida. A principal questão é como fazer isso para que, em vez de se limitar a uma concorrência entre escolas ou a proporcionar critérios para a escolha dos clientes, seja potencializada a melhoria interna com os recursos oportunos. O artigo formula uma revisão atual da accountability, ligada à autoavaliação institucional como processo para construir capacidades da escola. A responsabilização ou prestação de contas tem como finalidade primordial a capacitação para a melhoria, garantindo ao mesmo tempo as aprendizagens imprescindíveis a todos.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Autoavaliação; Melhoria da Educação; Desenvolvimento Profissional.

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