SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65How can institutional assessment contribute to improving school?Paths to the construction of participative institutional evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  and  NOVAES, Gláucia T. Franco. Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.314-345. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3839.

Sem a pretensão de um exame exaustivo, o texto faz uma retrospectiva das experiências de uso da avaliação institucional na educação básica no Brasil desde meados dos anos 1990. Observam-se iniciativas de avaliação não só nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas isoladas ou em redes públicas, mas também na educação infantil. Em anos recentes, esta última etapa tem sido objeto de ações do Ministério da Educação e de entidades colaboradoras visando à disseminação em âmbito nacional dessa prática. O estudo encontra grande convergência nos referenciais teórico-metodológicos adotados na avaliação institucional da escola, invariavelmente comprometidos com a perspectiva de melhoria da qualidade da educação, assim como nos procedimentos para sua implementação. Discute ainda questões comuns, suscitadas pelo seu emprego.

Keywords : Avaliação Institucional; Educação Básica; Qualidade da Educação; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )