SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Como a avaliação institucional pode contribuir para melhorar a escola?Caminhos da construção de uma avaliação institucional participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  e  NOVAES, Gláucia T. Franco. Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.314-345. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3839.

Sem a pretensão de um exame exaustivo, o texto faz uma retrospectiva das experiências de uso da avaliação institucional na educação básica no Brasil desde meados dos anos 1990. Observam-se iniciativas de avaliação não só nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas isoladas ou em redes públicas, mas também na educação infantil. Em anos recentes, esta última etapa tem sido objeto de ações do Ministério da Educação e de entidades colaboradoras visando à disseminação em âmbito nacional dessa prática. O estudo encontra grande convergência nos referenciais teórico-metodológicos adotados na avaliação institucional da escola, invariavelmente comprometidos com a perspectiva de melhoria da qualidade da educação, assim como nos procedimentos para sua implementação. Discute ainda questões comuns, suscitadas pelo seu emprego.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Educação Básica; Qualidade da Educação; Brasil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )