SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Caminos de la construcción de una evaluación institucional participativaEvaluación institucional y calidad educativa en la formación inicial de professores en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOUSA, Sandra Zákia  y  PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliação da educação infantil: aportes de iniciativas estrangeiras. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.376-406. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3778.

Com base em pesquisa documental, são caracterizadas iniciativas estrangeiras de avaliação e de credenciamento de instituições de educação infantil quanto aos seus propósitos e sua operacionalização. São ainda reunidos resultados de estudos de pesquisadores brasileiros que têm recorrido às iniciativas de outros países para analisar a qualidade da educação infantil em contextos nacionais. Foram selecionadas proposições que se mostram potencialmente capazes de iluminar delineamentos a serem assumidos no Brasil, no âmbito da gestão pública, no que tange à avaliação dessa etapa da educação básica, vindo a dar concretude ao que prevê o Plano Nacional de Educação e ao dever do Estado de garantir educação de qualidade para todos.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Educação Infantil; Avaliação da Qualidade; Métodos de Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )